quarta-feira, julho 28, 2004

"A CASA DAS NUVENS FLUTUANTES"

PREFÁCIO:
Passou por mim, tantas vezes, a vontade de cortar o sereno cordão umbilical que me mantém junto a ti. Abreviar um diminutivo já de si extraordinariamente diminuto. Abreviar uma sequência monótona e repetitiva, no seu suave crescendo de ramo de parábola feita metáfora de uma vida cerzida por uma luz que não a imaginada por Deus.

Passou por mim tantas vezes a vontade de cortar o sereno cordão umbilical que me mantém junto a ti. Acordar de um sono feito profundo do qual não se procura despertar. Desviar o chão para caminhar sobre 1 céu feito de sonhos costurados numa infância confortável e aconchegante.

Passou por mim tantas vezes a vontade de cortar o sereno cordão umbilical que me mantém junto a ti. Imagino sempre a madrugada correndo à beira-mar. Como as suas pisadas se tornam cada vez mais leves tornando o toque uma sombra, tornando a sombra um pico do qual somos abraçados pelo sol.

Passou por mim tantas vezes, mais e mais vezes a vontade de cortar o sereno cordão umbilical que me mantém junto a ti. Floresce o olhar feito de uma Primavera tecida a tons de Verão, resquícios de uma fulminante e intensa paixão.

Não existe perfeição. Nem mesmo tu, meu amor. Se eu por momentos conseguisse levantar o olhar e encarar o céu, talvez duvidasse e até talvez mudasse, como se de um toque superior se tratasse. Não existe perfeição.

Até tu meu amor...

...k exibes traços dos mais harmoniosos que já alguma vez vi, fino esboço feito grafite, sobre as copas da tarde, suave no bater de asas, sábia, sorte, sabida exibindo bem alto tamanha descida.

Talvez exista perfeição... serás tu, meu amor ? Como o sol se levanta e percorre elaborada elipse, rasto de vida transbordante, escorrendo como o surgimento da manhã, pleno e inesperado na oferta de um aroma a mar, de uma luz imensa k nos inunda e nos faz ponderar.

Existe perfeição ? Tinha a certeza k não mas, meu amor, só kem não te conheça poderá ter semelhante ilusão.

Quinta-feira, 6 de Junho. 7º dia de fisioterapia aos meus pobres e lastimáveis ligamentos do pé direito. É verdade ! Hoje já corri 6 minutos na passadeira alucinante ! Rolante melhor dizendo.... estou bem melhor. Claro k quase k n me aguento de pé...mas isso....concerteza não passa de um efeito secundário. Parece k, momentanemente, reencarnei num daqueles velhinhos sacos de boxe, suspensos do tecto como um balão de fingir, cobrindo a luz dos olhos sensíveis e febris.

Rebolei então até ao carro. Tenho k ir para Cascais. É o jantar da Marta a chamar por mim. Antes porém, vou dar um salto até ao Colombo. Tou a precisar de um polo novo.

Em caminho recebo uma chamada do João Pita, mais conhecido por Zorro Funchalão. Ao k parece estava atrasado e hitch-hiking n estava nos seus planos ! Ainda me ofereci para vaguear um pouco pelo shopping para fazer tempo, mas nada feito. Voltemos à roupa.

Estou a pensar em variar um bocadinho. O meu irmão está farto de me chatear, a dizer k nunca tem polos ao fim de semana. K eu os visto todos. Obviamente, tal afirmação é completamente falsa e kem o diz n pode ser benfiquista....

Percorro várias lojas mas, e vou ser sincero, ultimamente há certas coisas k n me ficam tão bem como antigamente. Deve ser da avançada idade snif....

No outro dia, fui ao BLOCKBUSTER e quando estava à espera do cartão multibanco reparei k a menina do balcão estava a olhar para o cartão meio intrigada.

-           Tão novo e já engº ?!
-           Isto é mesmo verdade ou....
-           É verdade....é verdade....
-           Então está muito bem conservado !
-           N me sabia já senil.....
-           25 já é assim tão velho ?!
-           Tá muito bem conservado então !
-           Grazzi...acho eu....
-           Estou uma múmia portanto...
-           Uma múmia paralítica !!!

Voltando à história, aqui a múmia foi mas é à GANT k é rápido, indolor e as coisas até ficam bem !

-           Polo creme arrebatado pelo senhor de branco....
-           Olhe...eu n estou de branco...eu sou BRANCO !!!!

Bom só falta uma T-SHIRT para pôr sob o polo, n é João Manuel ?

Depois de várias tentativas fiquei a saber k só na feira é k se vendem T-SHIRTS lisas, sem nada. O melhor k consegui foi mesmo uma T-SHIRT branca e outra preta na Levi Strauss.

Agora tenho k me trocar.... onde está uma cabine telefónica J ???

Casa-de-banho ?

Sim, ocorreu-me mas depois comecei a pensar ( o k por si só encerra um enorme perigo...) k toda aquela gente já me tinha visto a passar para cá vestido de uma maneira. Quando eu fosse para lá íam refrescar a minha imagem nos seus retorcidos e incipientes cérebros. Agora quando eu voltasse para cá todos me iam ver vestido de maneira diferente.

Conclusão: passava por maluquinho !!!

Naquela altura surgiu-me, no entanto, uma ideia terrífica de avassaladora:

-           Ahhh...encosto o carro à berma, na A5 – pois claro !, e troco-me ali mesmo.

Felizmente k a idade já traz consigo decisões convenientemente ponderadas e decididas.

A ½ do caminho, no entanto, mudei de ideias ! Vou mas é a um parque de estacionamento recondito que existe ali em Miraflores, junto a uma obra da Somague and I´ll do the trick.

Estaciono então no lugar mais afastado da civilização (mas QUAL civilização homem ?!) e tiro a camisa e a T-SHIRT interior e troco-me violentamente dentro do carro.

-           Ahhhhh....sinto-me outro !

Não sei exactamente as pessoas k terão presenciado a cena pero I don´t give a f...

All set and ready to go, I feel like a zillion bucks !

Pé na tábua até Cascais, k é mais k um pulinho...

“4 rotundas: Nas primeiras duas vais em frente, nas próximas duas viras à direita e na última à esquerda, passas pela GALP (do teu lado esquerdo) e depois é aí à direita. Todas as casas têm nomes de flores e é o nº 3”

Este blá-blá corria-me na cabeça como um qualquer rodapé de noticiário das 20h. E n falhei !

Bom...quase k n falhei...

Nunca cheguei a ver a GALP... tão pouco casas com nomes de flores.....antes fui dar a um jardim infantil ou escola primária n sei bem...

Saco então do télélé e procuro a Martinha.

-           Estás aonde ?
-           Tem aki um
WEB@CAFÉ e blá-blá...
-           Do teu lado direito ou esquerdo ?
-           Direito...
-           N era EXACTAMENTE por aí k deverias ter vindo mas é só ires em frente chegar à rotunda ir em frente, a GALP fica do teu lado esquerdo, segues e vês logo a casa !
-           Ahh....tb...quer dizer k n era por aki ? 
-           Para eu dar tão facilmente com isto tinha mesmo k me ter enganado....

Cá estamos ! Numero 3 pois bem...

Abro a cancela...ah é esta casa de certeza ! Lembro perfeitamente deste carro k agora n me lembro exactamente qual é J ! Toco à campaínha....

-           Trriiiiiimmmmm.... (Seria dlim-dlom ?! Glup ! Nunca saberemos....)
-           Bliiiimmmm....Trrrimmmmm sounds more like it !
-           Bom….gostei muito mas acho k me vou embora.... ninguém vem à porta !!!

Mas eis que a porta se abre... surgindo a Marta, vestindo hummmm....um momentinho....já há consenso... só mais um minutinho.... ok o júri já decidiu... vai ser lida agora a sentença:

-           O júri decidiu por maioria (nem unânime foi...) k a Marta estava vestida !

-           Eu lembro-me de um cinto descaído ! – grita um pobre imbecil da plateia;

-           Ela vestia-se de preto ! – grita um rico imbecil;

Ela veste-se sobre o preto. Isso já nós sabíamos. Get a life ! Este público de julgamentos mãezinha....

Depois de uma conversinha introductória do tipo “fast elevator” começamos a descer, a descer... sabe-se lá até onde !!!

O caracol feito clotóide fecha cada vez mais, mais, mais... até que começa a reabrir lenta e ponderadamente. Os degraus afastam-se fazendo dos planos que lhes dão forma, superfícies curvas, sinusoidais, como se derretessem perante a força de uma mente sobrenatural. Subitamente esticam funcionando como uma toalha de mesa arrancada com os pratos, os talheres e o resto da família ainda em cima. Apenas a Marta consegue descer as escadas tranquilamente eu desequilibro-me, tropeço, e rodando sobre eu próprio, continuadamente, estatelo-me  ao comprido sobre o chão de madeira.

Meu Deus ! As escadas não eram mais que uma fachada. Afinal o caracol era um buraco no tempo, um wormhole ! Uma ponte no espaço certamente, talvez no tempo também. Se calhar aqui a areia escorre-se mais lentamente...ou mais rapidamente ! Quando voltar, poderei já não vos encontrar mais, talvez os vossos espiritos...numa sessão qualquer do Quarteto. Nunca pensei vir a privar de tão perto com as teorias de Einstein...nunca pensei atravessar uma ponte cujo projecto tivesse sido revisto por ele... Einstein...e ...Rossen... pobre do Rossen vê sempre o seu nome esquecido !

Tantas velas...com chamas cuidadosamente esculpidas, serpenteando-se ao som das palavras requintadamente proferidas por entidades aparentemente desconhecidas e, no entanto, muito semelhantes ao comum dos mortais.

Escritos desenhados, de figuras inovadoras enchem as paredes na veneração a simbolos que desconheço mas k me trazem paz.

A atmosfera tem um tom escarlate, uma miscelânea de vermelhos e asinhas de anjo.

As paredes são arco-iris tecidos na mais pura seda, com um efeito texturado conferido pela tinta de gin-seng (n sei como se escreve paciência...).

Levanto-me e caminho (!), preclitantemente, até dois sofás, uns quantos puffs, e uma mesinha com oferendas aos convidados.

Estas entidades são muito engraçadas e familiares também ! Parece-me k tentaram copiar pessoas já existentes na Terra, para k eu me sentisse mais à vontade. Têm um ligeiro sotaque, no entanto...mmmm...parece quase madeirense...k engraçado !

Enfim...até civilizações muito mais avançadas do que nós têm as suas limitações...
(lol – dedicado ao clã madeirense ;) .

-           SOMOS NÓS MASCA !!!!
-           Sério ?! Incrivel !!!!
-           Até imitaram as vossas pronúncias !!!
-           Tão iguaizinhos !!!
-           Mas o k é k fazem aki no JAPÃO ?!
-           Ai, este Senhor ! – suspirou a Sofia CN, mais conhecida por “ the artist formerly known as Mulher-Coração “;
-           Vai um queijinho ?!
-           Hummmmm...talvez...então o k é k há ?

Queijos das mais diversas proveniências recheavam a mesa, de Júpiter, dos terceiros e quartos Anéis de Saturno, da Madeira e até do “Contenente” !!!!

Tostas e tostinhas saltitando de um lado para outro, como que fazendo os 100-migalhas barreiras !

-           Tens este, aquele, este é dali, este d’acolá...
-           Dá-me o mais simples porque...
-           Porque tu “ainda nem sequer provaste, tás quase a cheirar, mas gostas, só k n te apetece neste preciso e particular momento !” – atirou a Filipa, aka “Anjinho de Asinhas Luminosas e Replandescentes” nas minhas costas J como se estivesse a marcar um touro, ex-tubarão branco com alma de golfinho, ex-pargo santense e ex-budista, mas sempre do glorioso SLB, com um ferro quente, em brasa;

-           Obrigada, Sofia;
-           Mmmm...k tostinha tão bem apresentada !

À medida que vou aproximando a tosta do olfacto, algo de misterioso e perturbador começa a apoderar-se de mim, um enjoo, uma tontura feita tonteira, ganha cada vez mais força, até k n posso mais !

-           Bolas, este queijo cheira mal k se farta !

Felizmente k a Martinha tinha subido até ao banzar dos queijos, especiarias e jantares e n ouviu !

-           É k isto é intragável !!!!
-           N cheires Masca, come logo !!! – disse a Sofia;
-           N consigo !!! N é suposto fazer um sacrificio para comer isto !!! Este queijo é uma m....

Nisto a Martinha, como é mais conhecida entre nós, entra e diz:

-           Este queijo é o quê ?         
-           ...Este queijo é uma m.... (tinhamos ficado aqui lembram-se ?) mmmmmaravilha !
-           Fantástico !
-           Maravilhoso !
-           Optimo !
-           Nem tenho palavras !
-           Tou há umas 5 horas a escrever isto e n tenho palavras !
-           Tou a ver, tou a ver... – riu-se a Martinha.... “Martinha Barbatana de Tubarão” como é + conhecida entre nós J...
-           K keres beber ?
-           Vinho, caipirinha ? (Tudo tipicamente japonês!)
-           N há SHOTS não ? L

Parece k não. Pelo menos era o k vinha ontem nas revistas cor-de-rosa...

-           Barbatana ?
-           Sim, Masca ?
-           Foste tu k pintaste a salinha ?
-           Porquê ????
-           ´Tá mal pintada é ?!
-           Nã.....o efeito de cores tá engraçado J !
-           Bem !
-           Entraste a matar, Masca !
-           Sabes, Barbatana...nós só brincamos com as pessoas com que simpatizamos n é ?

Resposta em coro:

-           É, é, é...então n é ? Ui, ui...pois então ...

Sem comentários.

-           Vá Masca, queres mais um bocadinho de vinho ?
-           É Monte Velho, Martinha ?
-           Não...
-           A uva foi apanhada debaixo da 4ª cascata, no 2º maior mar de Marte, do 3º dia de Primavera, ao 5º minuto de eclipse parcial do 1º Sol e das sextas e sétimas luas da Galáxia de Thor, no Waysooookhool Planet. Marte como sabes, tem na mitologia Thoriana, ascendente sobre Waysooookhool e  peixes.

-           K tinha sobre peixes já tinha percebido...hick !

Seguiu-se uma lição de bem marear pelo Pedro Marques...Pedro Marques...doesn´t ring a bell? E se lhes falar no “Pedro Uma Velinha em Cada Orelhinha Marques” ? Tb não ? “Orelhinha” talvez? Ah sim, sim !!! Se houvesse um “remake” do Moby Dick tenho a certeza k o Orelhinha entrava de certeza.

E eis que, qual charuto cubano contrabandeado surge o Bruno JF, on fire, jogando-se para o meio da conversa. Bruno Jardim Fernandes ou como é mais conhecido entre nós Bruno “Camarãozinho aki, Camarãozinho, ali, Um Momentinho k Eu Ainda n Desisti !” ex “Bruno ACHAS K SE EU TIVESSE A GRAVAR FAZIA ISTO FERNANDES” aka Bruno JK, F not K, Fernandes !

Ki papo gostoso minha nossa !

Sudain, surge a mãmã da Martinha dando-nos as boas-vindas.

As boas-vindas são uma mera camuflagem para ver kem é fino e kem parece fino. Um teste explicitamente implicito no tacto do trato do toque tombado. Ai mãe...

1 bjinho = alta burguesia, nasceu com Cascais no coração;

2 bjinhos = 1. vive nos Olivais; 2. teve uma banda com o nome ETCETERA; 3. estudou no Porto; 4. All of the above !

Este é um teste internacionalmente aceite pelo Colégio Eloquente e Racional das Castas Independentes e Superiores.... ehehehehehe.....

On your marks...

Começa cumprimentando a Sofia CN, Mulher-Coração, extremamente concentrada, habituada à alta roda de Cascais, passa com distinção aplicando somente um só bjinho (somente um só é um espectáculo n é ?) na maçãzinha do rosto da Martinha Sénior.

Filipa, Asinha-de-Anjo....

DISASTER !!!! DISASTER ACROSS THE CHANNEL !!!!

Até doeu... após o primeiro bjinho, a pipinha procurou, qual gata procura apanhar a sua própria cauda, aplicar um segundo bjinho que só passados 3 minutos e várias tentativas conseguiu dar com sucesso.

Esta senhora n é de Cascais. Aliás já nem sei kem é esta senhora Fili kê ?!?!?!?!

Segue-se o Orelhinha...

Orelhinha, domina a arte de marear, passa a rebentação incólume:

“FLAWLESS” I would say...

Bruno JK Fernandes.

Bruno exibe um estilo trunculento J eheheheh...

Depois do primeiro bjinho, a presa já n escapa, zás segundo...!!!!

Rapaz !!!! N és de Cascais certamente....deves ser para aí do SEIXAL !!!!!

“SEIXAL, SEIXAL, SEIXAL...ÉS A MAI LINDA TERRA....”

Só mais uma, só mais uma, só mais uma !!!!!

Tivessem pago bilhete....

Last but not least Masca aprochega-se da vítima. Masca tem tudo p ser de Cascais. Pele clara, olho claro...só lhe falta mesmo o bronze de cascais ! ( E as outras tangas todas J).

Um já está !

Quando vai para o segundo Masca vê-se e deseja-se... o rosto em forma de alvo esgueira-se como o único pónei de jeito num carrocel de donkeys. Masca runs to nail it... and he SCORES !!!!
BIG TIME!!!! Com a ajuda da mão esquerda traz essa maçã que n obedece a Newton e aplica-lhe a lei da gravitação universal.

CHUAC !

Penso k terá feito um pouco de eco...é a mania da reverberação....tsss...tssss....

E se fossemos jantar ?

“Pôs” quem fala assim n é gago !

Ai k linda mesinha !

Quadradinha...baixinha....waaaaaaaay...baixinha.

Estes JAPS devem ser um bocado desarticulados porque senão vejamos:

Para comer e ter as pernocas esticadas temos que estar mais ou menos a 90º certo ?

Pobres ligamentos...pobre digestão....

Se adoptamos uma posição mais à lá YOGA tb n há digestão que resista.

THE JAPS ARE WACKOS !!!!

Mas podia ser pior...imaginem se tivessemos peixes de guelras gigantescas (2, 3cm) aos saltos em cima da mesinha...

SCARY...hein ?

Uuuuuuuuuuuu....

Retomando o thriller....

Paralelamente a cada aresta da mesinha estavamos nós dispostos como dois jogos de xadrez cruzados perpendicularmente. Começando por mim, e no sentido dos ponteiros de um relógio de cuco (!) estavam (deve ser no sentido das bicadas portanto J):

Eu, hummmmm...estaria mais alguém ?! Hummmm... J ahhhhh... já me lembro: Martinha Barbatana, Bruno Camarãozinho JK Fernandes, Mulher-Coração, Filipa Asinha-de-Anjo, e last but not least, Pedro Orelhinha Marques !

What a line-up !

E o arroz à Valenciana foi servido. Em pratos cuidadosamente desenhados e trabalhados, as ervilhas descansaram...sobre campos de arroz correram, fugindo de garfos descontrolados e famintos. Não há espécie mais temida no universo que a dos garfos: Levam tudo...ou quase tudo...já k há uns mais esquisitos que outros J .

It was magnificient !

Barbatana...os meus parabéns ! Nunca pensei k uma Barbatana fosse capaz de semelhante obra.

Está quentinho...aki...morninho....ahhhhh....vinho....ahhhhh....
conversinha...coração relaxado, displicente...e eis k chega a Patrícia França.

Ai, ai...

Ai...ai...

SLAP !!!

Simmm ?!

Desculpem, perdi-me um bocado... estávamos aonde mesmo ?! Jantar ?! Ainda agora acabei de almoçar, são 15h30 !!!! Marta ?! Martinha ?! Barbatana ?! Kéééé ?!

Masca....volta à história...

A história Masca…

A história ?!

Quaaal história ?!

Do jantar !!!!!!!

Ahhhh.... a história do jantar pois claro !!!

Ladies and Gentlemen, please welcome one of the world’s top premier stand up comediants: 

Bruno JK Fernandes.
-           Som, sooommmmm...iiiiiiiiiiiii (feedback)....
-           Bom parece k tá ligado ! (laughs – he already has the audience in the back of his hand)
-           Keria vos contar uma história....k espero k gostem...chama-se Rui, o Rápido.

Nota do editor: Por razões estritamente alheias ao facto de não serem alheias, a história foi censurada por conter material eventualmente susceptivel de causar susceptibilidades em criancinhas.

A sala é agora uma piscina. Com ondas de 2 a 3m, sets perfeitamente definidos e formações cuidadosamente alinhadas e delineadas.

O tempo corre veloz e a verdade é que amanhã voltamos para Alcatraz. Estamos todos em liberdade condicional. Temos apenas os fins de semana livres, os dias de semana, durante o almoço e ao final da tarde. Temos k voltar.

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sigo a vela do Orelhinha n me posso perder se não nunca mais me volto a encontrar !

-           Será k este senhor vai virar para a 2ª circular ou vai continuar em frente pelo Eixo Norte-Sul ?!

Relax, dude ! I know my way home !

Donde estoy ?!

Ai, ai, mamazita !!!!

Trrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm !!!!!!

Qual chicote de pregos nas minhas costas ecoou por Lisboa inteira.

Bastardi.

Esta ditadura do tempo vai acabar !!!

Nós havemos de ser livres, LIVREEESSSSS !!!!!!

Atirei-me para dentro do duche, talvez ainda vestido...

Atirei pãozinho e leitinho p dentro de um estômago que a esta hora se julga uma cama elástica...

Levantei-me da cadeira e comecei a dar passos firmes e decididos...

Saí pela porta do carro...

E lá fui eu... partir PEDRA !

Ainda o sol se espreguiçava....ainda a noite curava a ressaca...

Grazzzzzie. 

 
Epílogo:

Talvez fosse o apertar da hora. Talvez fosse o crescimento exponencial do tempo, no processo da sua diminuição.

Simplicidade. Fissão. Parte mais ínfima, problema e solução.

Adoro as tuas palavras.

Podia ( e como o queria ! ) passar todos os segundos da minha vida a olhar o movimento ondulante dos teus lábios. Permanecer com essa imagem para sempre. A forma como tratas as sílabas, como retocas a pronunciação. Deixas-me hipnotizado ( se é k já n o estava !), deixas-me feito pêndulo de relógio gigante, capaz de vencer um comum pé-direito, capaz de vencer a inalterabilidade, a imutabilidade do tempo, aquela precisão teimosa de contar todos os segundos, para uma vez por ano, nos oferecer magnífico embrulho imaginado por todas as partições possíveis do ano, da estação ao deja vu, do coração cromático à quântica da alma.

Todos esses pedacinhos estão reservados. Guardei-os todos. São para te admirar. Meu Deus, como gosto de te ouvir arredondar o léxico. Como cada trago de vocabulário teu me traz um sorriso, já nem vejo mais nada, só a ti...só mesmo a ti.

Gradiente de formas, no agir dos sentidos, se vida tivesse uma definição no espaço e no tempo, serias certamente tu.

O ar torna-se vinho. A vontade ganha vida na tentativa de respirar o mais que possa e consiga. Um cheiro enibriante corre à minha volta, possui o meu sangue, aquece-o, vaporiza-o...est basculé contre les murs de mon coeur.
Uma e outra vez, sucessivamente...tornando dificil o respirar, tornando tão fácil amar...

A meiguice do silêncio falado inunda o gesto simples do coração singular.

O meu mundo é uma tela. Branca como as nuvens, moldável como o céu. O meu mundo é uma tela, tragam a tinta, tragam a cor, tragam a música, a vida, e o amor, tragam outros mundos, tragam outros tempos, preencham-na com fulgor. Já tanto esbocei, tão pouco colori e, ainda assim, a folha é imensa, de tal forma extensa, que me parece impossível de acabar. É como se fosse um infindável mar de estrelas, em que cada uma te pertence, me pertence, vos pertence. Cada qual o seu brilho, cada qual a sua intensidade, cada qual a sua distância, cada qual a sua importância, uma mol de inicios, na procura de um sol.

Na procura de um sol…

Na procura de um sol…

Sol…

Vida…

Luz.

A LUZ NÃO SE PROCURA, ENCONTRA-SE 

Escrito por: Tiago Cruz Torres Mascarenhas

1 comentário:

Anónimo disse...

challenges strength powerhouses usenet richards eewebsite seem summarywhat move embrace asimov
semelokertes marchimundui