terça-feira, junho 21, 2005

A Teoria da Vida

Ocorreu-me no outro dia e neste também: e se, na primeira vez que viemos a este mundo, o tenhamos feito como seres "perfeitos" ? E se cada vida que aqui passamos é uma espécie de jogo em que ganhar pontos para a "perfeição" é sempre muito mais difícil - será ?! - do que perdê-los ? Se assim fosse poderíamos cair no erro de julgar que então o ser mais "perfeito" seria aquele que menos tempo passou como mortal. Só que se a "perfeição" é 1 então a soma dos termos pode acontecer a qualquer altura, querendo dizer que todos podemos voltar a ser "Deus" bastanto para tal o querermos e sermos tal qual o realmente desejamos. Esta é a teoria que me tem ocorrido...a teoria da Vida.

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh pá! Pára de fumar essas merdas...

Masca disse...

Quem és tu, anónimo censor ?

Anónimo disse...

Apenas um cidadão preocupado com o uso excessivo de narcóticos psicóticos por parte dos nossos jovens.

Mas de certo que o nosso bloguista, depois da ressaca, terá que aceitar que é apenas um animal. Um animal que depois do tic tic biológico das suas células provocar a perda de capacidade para uma mitose correcta, apenas... morre. Se for enterrado a maior parte da sua matéria orgânica será digerida pela comunidade detritívora do solo, enquanto se for cremado será com o tempo mineralizado. Não há 2ªs vidas, encarnações ou vida para além da morte. Por isso esta é a tua única hipótese para a "perfeição". Aproveita-a agora em vez de sonhares com futuras possibilidades

Masca disse...

Ressaca só se fôr de trabalho mesmo...

Concordo que se deve aproveitar ao máximo a vida que se tem mas nem eu nem ninguém sabem o que existe a seguir a esta vida ou existiu antes ou se existe seja lá o que fôr!

Não sonho com segundas vidas, mas há-de concordar que seria bem mais interessante haver uma continuidade em vez de uma singularidade...

Anónimo disse...

"Uso excessivo de narcóticos psicóticos"?????? (Ó por favor...)

Esta "Teoria da Vida" tem subjacente um ponto de vista interessante. E não precisa, necessariamente, de ter implícita o conceito de segundas ou terceiras vidas... Este ponto de vista de atingir a "perfeição" não pode entender-se como a vontade de sermos cada vez melhores... como pessoas? E nesta vida presente? Aprender continuamente. Acho que é quando não queremos aprender, quando nos recusamos a olhar para nós, nossas acções, o que fazemos... em suma, quem somos, que nos desviamos desse caminho de melhoria como indivíduos. "Perfeição", "perfeição"... bem... seja lá o q isso for... acho q é algo mto difícil de se atingir. Mas a verdade é q por vezes... até encontramos muitas coisas perfeitas nesta vida.

Anónimo disse...

2 Anos depois de seu post, venhu eu comentar... talvez não acressente em nd. Talvez fale por falar... Segundo a matemática, uma soma infinita pode ter 1 resultado finito, basta q seja degradativa... uma pa ou pg q chege a zero... e qdo ela tende a zero, vc tem a soma completa de cada termo, pois o de maior peso está sendo visto primeiro e o último em sua aparição final. O q isso tem haver? Pode ser papo de bebum, mas se pensarmos q a vida é uma soma infinita de entendimentos de perfeições, q tal se cada minuto na terra, q vc veio cm perfeito, a sua primeira vinda fora a mais pesada... sem saber o q estava passando, vc veio, errou, aprendeu, cresceu... e daí vc vai e soma com uma nova vida, donde vc erra menos até chegar o dia em q não terá mais erros e sua soma será completa e nesse infinito vc vai passar a ser mais do q perfeito... se tratarmos cada vivência cm uma aresta de um grafo, e sabendo q o humano pode errar mais de uma vez. Saberemos q será impossivel saber o resultado final, pois será infinito a quantidade de passos q vc poderá dar. Mas se segundo sua teoria, a gente evolui e se isso é um somatório, logo a cada passagem só veremos 1 única vez esse vértice. Vendo-o assim 1 vez, aprenderemos e continuaremos, sem nunca voltar atrás, por mais caminhos q achemos. Dessa forma, nossa expressão será 2 elevando a n, donde n = infinito. pq dois? Talvez, pq assim, vc terá dois grupos de ações... não sei. Me veio a cabeça... talvez nd q eu falei esteja fazendo razão... e lá faria? Não faço a mínima idéia do pq estou falando isso... mas td grafo tem um resultado, td soma tbm. E talvez isso seja a perfeição.